E este é um sinal que deve ser observado, pois é um comportamento que pode levar a depressão e ao suicídio.
E este é um sinal que deve ser observado, pois é um comportamento que pode levar a depressão e ao suicídio.

Como os pais podem ajudar seus filhos adolescentes?

A adolescência é uma fase crucial no desenvolvimento humano, também se caracteriza por ser uma fase em que os adolescentes estão mais susceptíveis e vulneráveis às consequências negativas, e por vezes fatais, do consumo de bebidas alcoólicas. A adolescência é mais do que um estágio de transição da infância para a vida adulta, não é uma evolução linear, contínua e uniforme.

Grandes mudanças e transformações biológicas, psíquicas, hormonais, sociais e comportamentais marcam essa etapa do desenvolvimento. Por ser um período de grandes transformações físicas e emocionais, o acompanhamento da família e escola é fundamental no desenvolvimento pessoal desse adolescente.

O abuso de álcool na adolescência é uma realidade mundial, que preocupa as diversas esferas socioeconômicas e culturais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o álcool como a substância psicoativa mais consumida no mundo e também como a droga de escolha entre crianças e adolescentes. No Brasil, o seu consumo tem aumentado entre os jovens e, o início se da cada vez mais cedo, por volta dos 12 anos de idade. Esse é um fato preocupante, pois quanto mais cedo a experimentação, piores as consequências e maior o risco de desenvolvimento de abuso e dependência de álcool.(fonte: Portal da Educação)

Leia também: A jornalista Lizzie Porter teve anorexia durante a adolescência e hoje sofre de osteoporose, uma das consequências do distúrbio alimentar.

“Pais que proíbem sua filha adolescente de comparecer a festas nas quais alguns usam drogas não estão dizendo que sua filha é por natureza melhor do que os outros adolescentes.

Eles estão admitindo que ela é naturalmente tão fraca quanto o resto, e, se não for protegida da mistura com viciados em drogas, pode sucumbir à igual pressão.
Assim acontecia com Deus e Israel. O mundo gentio ao redor deles abundava em todos os tipos de perversão sexual, infanticídio, fraude, opressão comercial, social e política, crueldade e assassinato.

Deus, portanto, estabeleceu as leis alimentares e de pureza para servirem como defesas de perímetro em volta dos judeus a fim de proteger a cidadela interior dos valores sociais e religiosos do judaísmo.”

Fonte: (A Definição do Cristianismo – David W. Gooding & John Lennox)

 Diário do Capelão
Esse Diário do Capelão tem como objetivo dar apoio ao trabalho a capelania