A concorrência para o processo seletivo foi divulgada nesta terça-feira (23).

Os cursos mais concorridos para o Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, são medicina, odontologia e arquitetura e urbanismo. A concorrência para o processo seletivo foi divulgada nesta terça-feira (23).

Medicina registrou 378,1 candidatos por vaga pelo sistema tradicional e 206 entre os cotistas. Para o curso de odontologia são 55,6 candidatos/vaga, sendo que, entre os cotistas, a concorrência é de 36 inscritos para cada vaga oferecida. Já para o curso de arquitetura e urbanismo a concorrência é de 46,4 candidatos por vaga pelo sistema tradicional e 27,3 entre os cotistas.

O número de candidatos que disputam o curso de medicina é o mais alto dos últimos dez anos, de acordo com a instituição. Até então, o vestibular com maior concorrência para a graduação em medicina tinha sido o de inverno de 2012, com 365,6 candidatos por vaga no sistema tradicional, e 161,7 entre cotistas.

Perfil dos candidatos

O concurso recebeu 17.932 inscrições, número um pouco maior do que o alcançado no último Vestibular de Inverno, que teve 17.506 candidatos.

Do total de inscritos, 80% são do Paraná, sendo que, desse percentual, 34% são residentes em Maringá. O estado de São Paulo terá 15% dos candidatos e 5% são dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, entre outros.

Vagas e provas

Para este concurso, são oferecidas 1.492 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação, sendo que 20% das vagas em cada curso e turno são destinadas a candidatos que optarem pelo Sistema de Cotas Sociais.

O processo seletivo está previsto para os dias 16,17 e 18 de julho, sempre das 8h50 às 13h. As provas serão realizadas em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Fonte: Portal G1