Chris Gardner
Chris Gardner

A vida de Chris Gardner é um filme.

Sem grana, morando nas ruas de San Francisco com seu filho pequeno, ele conseguiu através da força e perseverança contornar obstáculos e se tornar um empresário de sucesso. Se essa história te soou familiar, talvez você já tenha assistido ao filme Em Busca da Felicidade que é baseado na história dele.

Na foto Weslei Vianna, sua esposa Alessandra Vianna e Chris Gardner estão num quarto do Palácio Tangará abraçados, sorrindo e Gardner com a mão direita no ombro de Weslei.

Nos anos 90, compreendi que se me tornasse um diretor de programas de televisão e produzisse conteúdo de qualidade poderia impactar positivamente a vida de milhares de pessoas. E então nestes 25 anos de profissão tive o privilégio de estar em contextos extraordinários e conheci pessoas incríveis como Chris Gardner, que me concedeu entrevista exclusiva em seu quarto no Palácio Tangará em São Paulo.

Aqui estão 10 lições para ser feliz e bem sucedido, de acordo com Chris Gardner:

AVALIE A SI MESMO

Suas habilidades podem não ser nada fora do comum, mas você pode fazer coisas milagrosas com o que tem. Talvez sejam suas habilidades como pais ou sua compaixão. Pode ser sua curiosidade, sua imaginação ou estilo único. Mesmo que não pareça ser grande coisa, a lição aqui é que todos nós temos habilidades e talentos únicos.

OLHE PARA ALGUÉM QUE VOCÊ ADMIRA

Se você está tendo dificuldades em reconhecer seus talentos, se inspire em alguém que é criativo. Você pode se surpreender com a forma como suas próprias forças aparecem ao observar outra pessoa.

ONDE HÁ VONTADE, HÁ UM CAMINHO

Tenha em mente as coisas que lhe permitiram atingir metas anteriores. Acredite em si mesmo e na infinita abundância de recursos já à sua disposição.

SEJA APAIXONADO, CALMO E APRENDA CONSTANTEMENTE

Aqui estão três coisas que Chris Gardner diria a qualquer empresário ou empreendedor. A primeira lição é que você tem que ser apaixonado pelo que está fazendo. Se você não é apaixonado, está se comprometendo todos os dias. Em segundo lugar, você tem que permanecer firme, calmo e focado em seu sonho. Você vai se deparar com muitos obstáculos, mas você tem que manter o curso. Os passos do bebê também contam, contanto que você esteja seguindo em frente. Finalmente, você tem que estar disposto a aprender e se adaptar constantemente.

FIQUE ANIMADO COM ALGO

Você tem que amar o que faz. Você tem que ter uma paixão tão forte por isso que você vai romper qualquer barreira, saltar sobre qualquer obstáculo para ver sua visão. Gardner é o primeiro a admitir que nos primeiros dias de sua carreira, sua maior força motivadora para encontrar trabalho era dinheiro. Ele precisava pagar o aluguel, precisava comprar alimentos e roupas, e precisava cuidar não apenas de si mesmo, mas também de seu filho pequeno.

No entanto, foi apenas por escolher se concentrar em uma carreira que realmente o deixou animado, que Gardner foi capaz de chegar ao topo de seu campo. Gardner finalmente encontrou algo pelo que ele poderia ficar animado e ele não iria deixar sua chance de felicidade passar por ele.

SEJA O MELHOR QUE VOCÊ PODE SER

Gardner atribui sua ascensão ao topo na inspiração de sua mãe e a “genética espiritual”, que encorajou Gardner a sonhar grandes sonhos para si mesmo e se esforçar para se tornar o melhor. A mãe de Gardner era uma professora nata. Ela adorava fazer isso e fez bem. Mas, depois de ser abandonada pelo marido, ela se viu na posição de ter que cuidar de 12 filhos sozinha. Ela sacrificou seu sonho de ensinar pois precisou ter vários empregos de meio período para ajudar melhor a família.

No entanto, ela sempre encorajou Gardner para ser o melhor em tudo que ele fazia. Este compromisso de ser o melhor foi algo que ele nunca esqueceu e continua a ser o melhor em tudo que ele pode ser.

LEMBRE-SE DE SUAS RAÍZES

Até onde Gardner chegou e tanto dinheiro quanto ele ganhou (6 bilhões de dólares), o que mais o distinguiu profissionalmente foi sua contribuição para a comunidade. Gardner manteve sua promessa e esforçou-se para permanecer disponível e acessível.

Na foto Chris Gardner está com o joelho esquerdo no chão, a mão esquerda apoiada na parede, a mão direita sobre o joelho direito e a cabeça baixa em reverência apresentando o momento a Deus antes de subir no palco.

De acordo com Gardner, “Por mais ocupado que eu esteja onde quer que eu esteja, tento sair e andar pelas ruas, para lembrar até onde vim e apreciar cada passo do caminho. A coisa mais legal do mundo é subir a rua em Chicago, Nova York ou São Francisco e ter alguém dizendo – Ei, você pode não se lembrar de mim, mas obrigado por me ajudar a iniciar a carreira. Não consigo pensar em uma maneira melhor de homenagear minha mãe do que ajudá-la a ajudar educadores. A maior parte de sua alma era ensinar.”

PROTEJA SEU SONHO

Durante os tempos difíceis, Chris poderia ter desistido e culpado as circunstâncias, situação, outras pessoas, sua esposa, a cor de sua pele. O que importa é que ele não o fez. Se você quer algo, vá fazer o que é preciso para obtê-lo.

SEJA ÁGIL

Quando Gardner começou, havia muitos desafios que ele teve que enfrentar. Mas porque ele era ágil, ele poderia lidar com todos eles. Gardner menciona “Eu comecei meu negócio em minha casa com US $ 10.000. Eu não sabia que você não poderia fazer isso, então eu fiz isso. Eu era o chefe de marketing, o chefe de vendas, o chefe de operações, o diretor de compliance e ainda tinha que limpar o local no final do dia. ”

TENHA UM PLANO

Se você está começando um negócio, a esperança não é suficiente. Você precisa de um plano claro, conciso, convincente e consistente. Além disso, você precisa estar comprometido com o que está fazendo.

Em resumo… Acredite em si mesmo. Tenha um plano. Se torne excelente naquilo que é sua paixão. Valorize a presença das pessoas que tem algo a lhe ensinar. Não espere que alguém faça algo por você. Vai lá e corre atrás do seu sonho porque como a mãe de Gardner costuma dizer a ele: – A cavalaria não está vindo! (Se você já viu filmes do Velho Oeste quando a situação era de vida ou morte, a cavalaria sempre aparecia para salvar o mocinho, só que na vida real não tem isso então se esforça garoto!)

Fonte: linkedin do WESLEI VIANNA

Curso de capelania e oficina de palhaço
Curso de capelania e oficina de palhaço